terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Augusta Gentileza

É engraçado como as coisas acontecem. Estava eu no mercado de São José comprando coisas para o almoço, quando chega um cara do meu lado, olha para a minha camisa (que era a do EREH de Salvador) e me diz: “- Você gosta de filosofia?” Eu respondi que gostava sim me ele me solta uma: “- O menino sorri pela manhã, chora a tarde e dorme a noite”. Eu faço uma cara de quem está estranhando, mas começo a prestar atenção nele. Acabei perguntando o nome dele, era Augusto.

Continuo minhas compras e ele prossegue, era um vendedor de tempero, vendia cuminho com pimenta, isso me chamou atenção também. Quando estava indo embora ele me olhou e falou: é melhor viver que ser triste. Nessa hora senti todo o bafo de cachaça.

Fui embora, mas ainda pensando em Augusto. Lembrei-me do Profeta Gentileza, da música de Gonzaguinha e de como a vida das pessoas segue destinos estranhos. Eu não tenho a mínima idéia da vida daquele cara, ele me falou frases que muitos bêbados podiam ter dito, ele vendia tempero e tempero dá gosto a comida e poesia dá gosto a vida.

Deveria ter tirado uma foto dele para colocar junto com esse texto, para todos pudessem ver sua imagem. Por outro lado cada um pode imaginar um Augusto qualquer José que vive por ai... Mas tem ai a foto de Gentileza

Odilon Dias

3 comentários:

Nilson Vellazquez disse...

O melhor de tudo(ou pior) é como essa galera é feliz, véi!
Ou "alienada". O foda é que quanto mais a gente "sabe", mais a gente fica puto...

por isso saca esse link: http://www.youtube.com/watch?v=yh6fbAJyZgY&NR=1

Ou tu acha que esse cara tá preocupado?

Anônimo disse...

e meu meu sobrinho escreve lindamente....parabéns.bjs esperanza

Aline disse...

que belo texto, Odi!!