terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Augusta Gentileza

É engraçado como as coisas acontecem. Estava eu no mercado de São José comprando coisas para o almoço, quando chega um cara do meu lado, olha para a minha camisa (que era a do EREH de Salvador) e me diz: “- Você gosta de filosofia?” Eu respondi que gostava sim me ele me solta uma: “- O menino sorri pela manhã, chora a tarde e dorme a noite”. Eu faço uma cara de quem está estranhando, mas começo a prestar atenção nele. Acabei perguntando o nome dele, era Augusto.

Continuo minhas compras e ele prossegue, era um vendedor de tempero, vendia cuminho com pimenta, isso me chamou atenção também. Quando estava indo embora ele me olhou e falou: é melhor viver que ser triste. Nessa hora senti todo o bafo de cachaça.

Fui embora, mas ainda pensando em Augusto. Lembrei-me do Profeta Gentileza, da música de Gonzaguinha e de como a vida das pessoas segue destinos estranhos. Eu não tenho a mínima idéia da vida daquele cara, ele me falou frases que muitos bêbados podiam ter dito, ele vendia tempero e tempero dá gosto a comida e poesia dá gosto a vida.

Deveria ter tirado uma foto dele para colocar junto com esse texto, para todos pudessem ver sua imagem. Por outro lado cada um pode imaginar um Augusto qualquer José que vive por ai... Mas tem ai a foto de Gentileza

Odilon Dias

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

DEMOCRACIA




É engraçado como a democracia é ambígua. Uma maioria escolhe quem ou o que vai reger todos, inclusive a minoria. Antes da escolha todos têm um discurso afinado com a tal democracia: Que vença o melhor e o resultado das urnas será respeitado.

Mas ao fim temos discursos diferentes aparecendo, coisas como: é preciso construir algo mais democrático! Oi !!! E a tal democracia não é democrática? Talvez não seja para quem perde, principalmente se perde todo o poder representativo que teve no passado.

Agora vejamos o conceito de Golpe: Retirada do poder de forma ilícita pela força ou por manobras pouco democráticas. Existe aquele de pura força bruta, mas também existe aquele golpe dos espertos que propõem a construção de um novo espaço de representação em substituição daquele no qual ele perdeu democraticamente. É...seria esse o golpe branco?? Parece que sim!

Conclusão vale a declaração de um grande anônimo: Democracia é quando eu mando....quando mandam em mim é ditadura!!!

E vamos a La Revolucion!!!!!

Odilon Dias

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Renovação

O nascimento de um novo ano vem com a renovação de diversos sentimentos. É tempo das promessas que dificilmente cumpriremos, mas também de balanços que procuramos fazer, avaliando o que de bom e de ruim nos aconteceu nesse último ano. Com o passar de diversos réveillons ganhamos experiência nisso. Rsrsrsrsrs

Contudo, as novidades de cada ano sempre nos trazem surpresas boas ou ruins. Mas a HISTÓRIA mostra que de tudo se pode tirar uma lição.

Desejo a todos o feliz ano de 2008, que as reflexões de 2007 façam desse novo ano bem melhor e que ao final as novas reflexões sejam bem melhores...também gostaria que em 2008 meu querido amigo Pierre escreva mais textos para nosso querido blog . Principalmente em no assunto de futebol, pois seria muito interessante termos um correspondente na terceira divisão para nos trazer notícias!!! Kkkkkkkkkkkkkkk

Odilon Dias